Clicky

Nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2017 realizamos o curso “Lacan Antes do Começo” visando apresentar o percurso de Lacan antes dele iniciar os seus seminários públicos em seu movimento de “Retorno a Freud”. Almejávamos com esse curso conhecer o percurso inicial de Lacan na Psicanálise, desde sua saída psiquiatria até o momento em que ele assume a posição de psicanalista e de mestre de Escola.

A apresentação do curso foi a seguinte: Jacques Lacan foi o psicanalista que revigorou a Psicanálise com os conhecimentos da linguística e da lógica em sua proposta de retorno a Freud, assumindo a lâmina da verdade da coisa freudiana. Com um estilo rigoroso, excêntrico e barroco, ele apresentou diversos Seminários e compilou sua produção textual na obra Escritos. Sua inovação teórica abarca o entendimento do inconsciente estruturado como uma linguagem, as categorias conceituais real, simbólico e imaginário, o objeto “a” e lalangue, e sua inovação técnica inclui o desejo do psicanalista, o tempo variável de sessão, o corte de sessão com o tempo lógico e a equivocação como interpretação do psicanalista. Esse é o Lacan que marcou seu lugar na história da Psicanálise a partir dos anos 1950. Entretanto, seu percurso não começou aí, mas sim nos primeiros contatos com o campo ainda nos anos 1930. Visando abarcar a inserção de Lacan na Psicanálise, este Curso pretende caminhar no tempo anterior do Retorno a Freud, período de seu Ensino. Para isso, apresentaremos marcadores para delinear um caminho na produção de Lacan desde sua inserção na Psicanálise com a tese de doutorado “Da Psicose Paranóica” até a apresentação de sua proposta de ensino no “Discurso de Roma”. Um percurso novo e singular que entendemos como um Antes do Começo. Convidamos-lhe a participar conosco.

No curso caminhamos ano após anos, de 1931 a 1953, apresentando e discutindo seus textos, entendendo como ele construiu seus primeiros conceitos, dentre eles o imaginário, o real e o simbólico, como se posicionava diante das questões que lhe eram suscitadas na clínica, como lidava com as regras e os colegas das sociedades de psicanálise. Esse percurso nos permitiu ter uma visão mais ampliada e contextual do estilo de Lacan, ao menos antes do começo de seu ensino, e aí está seu caráter enriquecedor.

Este foi um daqueles cursos intensivos, que testam a coragem e a insistência dos participantes em suportar tanto a grande carga horária quanto a grande carga de conteúdo. Ficamos felizes com o envolvimento dos participantes no curso e de como participaram ativamente de todo o processo, possibilitando construir um conhecimento em diálogo e com boas trocas. Por outro lado, estes dois aspectos também provocaram cansaço e é algo que devemos refletir melhor para os próximos trabalhos.

As avaliações foram muito positivas no que dizem respeito à divulgação, à forma de inscrição, ao contato com os organizadores, ao conteúdo e à satisfação com o curso. Os aspectos do local, do lanche e da carga horária foram bem avaliados, embora tenham recebido críticas e sugestões pertinentes e que consideraremos para os próximos eventos. Deixamos aqui as avaliações:

Ao final do curso, avaliamos a importância de continuarmos realizando propostas inovadoras no campo da Psicologia, construindo eventos que permitam às interessadas e aos interessados se aproximarem de discussões originais. Além disso, entendemos que nosso percurso não é o de repetir propostas de cursos, tendo em vista que um dos intuitos destes é o de nosso estudo pessoal, assim, nos situamos do lado de buscar sempre a inovação no que diz respeito à forma de estudar determinado assunto e de transmiti-lo, posição esta que já mantínhamos durante nosso período na docência acadêmica.
Para o futuro, já começamos a pensar em um novo curso, provavelmente para março/2017, relacionado às Formações do Inconsciente em Freud, a saber, os sonhos, a psicopatologia da vida cotidiana e os chistes.
Agradecemos o envolvimento e a participação daquelas e daqueles que estiveram e estão conosco nessa empreitada. Nosso muito obrigado!
Abraço!

Deixe seu comentário

comentários

Deixe um comentário