Clicky
Este é o Psicanálise Paralêla, um projeto de apresentação de textos referentes à Psicanálise, sejam do próprio campo ou de campos relacionados. A inserção do acento circunflexo em “paralela” foi motivada pela proposição de construir uma outra forma de estudar psicanálise. Essa forma não deveria ser substituta às que encontramos nas instituições, mas, sim, “paralela”.
Imediatamente, o acento circunflexo atravessou a “paralela” com a “leitura”, formando “Paralêla”. Portanto, o projeto é sustentado em função dessas duas posturas: uma leitura cuidadosa e rigorosa dos textos, e um paralelismo comparando e refletindo essas leituras. Nessa caminhada fica claro como cada texto serve de pré-texto e de pós-texto para os demais e, juntamente, como as articulações expandem nossa compreensão da Psicanálise, de suas instituições, teorias e prática.
Dentre os temas trabalhados estão: o inconsciente em Freud e em Lacan; eficácia simbólica; relações de poder e terapêutica psíquica; relações entre teoria e técnica; psicanálise atravessada por questões políticas, sociais e econômicas; dentre outros. Os temas são discutidos ao longo dos episódios, que trazem textos de Sigmund Freud, Jacques Lacan, Sandor Ferenczi, Michel Foucault, Jacques Derrida e outros.
Em cada episódio é feita a apresentação de um texto ou de parte dele a depender do tamanho do material e da forma da apresentação. Na descrição do episódio estão disponíveis o resumo do texto, as divisões da apresentação e as referências dos conteúdos tratados. Essa organização contribui para o estudo pessoal de quem se interessa por aprofundar-se na discussão.
O material está disponível no Youtube e você pode acessá-lo clicando aqui ou no vídeo abaixo. Sinta-se convidada(o) a conhecer o projeto, assistir os episódios e comentar tirando suas dúvidas e colocando suas sugestões. Isso contribui para a circulação do material e para o estudo.
Um bom percurso no projeto Psicanálise Paralêla e conheça nossos Cursos Online!
Flávio Mendes,
psicólogo psicanalista em Vitória/ES.

Deixe seu comentário

comentários

Join the discussion 2 Comentários

Deixe um comentário