Clicky

No dia 22/10/16, um sábado, realizamos o curso “A Clínica e a Vertente Psicanalítica”, no auditório da Kontor Escritórios, na Reta da Penha, em Vitória/ES. O curso foi realizado em parceria com as psicólogas e psicanalistas Nadja Martins e Juliana Bressanelli, com as quais nos envolvemos de forma muito profícua. Foi um trabalho regozijante!

A apresentação do curso foi a seguinte: “Existem várias práticas que tratam o sofrimento humano, como as provenientes dos campos da Ciência, Religião, Filosofia e Artes. Dentre elas, há diferentes tratamentos com a palavra. A Psicanálise é um dos tratamentos do sofrimento por meio da palavra que tem sua especifidade ao fazer emergir o singular das palavras em análise. Nesse curso, apresentaremos o campo da Clínica entendida como “prática à beira leito”, a vertente psicanalítica, sua  história, noções fundamentais e o sentido do tratamento. A Psicanálise é um campo que serve de leitura dos acontecimentos e discursos sociais, sendo estudo importante para pessoas de diferentes áreas e profissões, como Psicologia, Medicina, Filosofia etc. Convidamos você a estudar sobre a Clínica e os desdobramentos que a Psicanálise lhe viabiliza”.

Com o curso tivemos o objetivo de fazer conhecer a clínica e a relação com a psicoterapia, as especifidades da clínica psicanalítica, algumas de suas noções fundamentais e sua proposta de direção do tratamento, o que nos possibilitou construir um conteúdo programático de quatro aulas: 1) Clínica e Psicoterapia; 2) A Clínica Psicanalítica; 3) Noções Clínicas Fundamentais; 4) Escuta do Sintoma e Direção do Tratamento.
Realizando o curso, avaliamos que os debates foram ricos, com questionamentos pertinentes e instigantes, e muito envolvimento do público. As avaliações em geral foram de “boas” para “muito boas”, o que aponta para o capricho, o cuidado e o profissionalismo com a construção da proposta e sua realização.

Na última conversa que fizemos sobre o curso, realizada ontem, dia 02/11, para avaliarmos o trabalho, lermos as críticas e sugestões, começamos a mapear os temas para os próximos cursos e a pensar para os trabalhos no ano de 2017. Nossa ideia é a de realizarmos dois ou três cursos com a formação do trio.
Esse foi o pontapé para um conjunto de novas ações no campo da Psicanálise, que entendemos que servirá para ampliar o escopos de estudos e trabalhos na área.
Abraço!

Deixe seu comentário

comentários

Deixe um comentário