Clicky

Nesse sábado, 19/11, em conjunto com a psicóloga psicanalista Mariana Kling realizamos o primeiro encontro do “Café com Psicanálise”, discutindo sobre o tema da Formação do Psicanalista. Para caminhar pela discussão, utilizamos como referência o texto freudiano “A questão da análise leiga”. Um encontro revigorante!

Foi possível discutir sobre como a formação do psicanalista é construída no percurso singular daquela e daquele que pretende sustentar a psicanálise, incluindo sua análise pessoal e o questionamento do seu desejo, os estudos, a construção de um saber, o diálogo e debate com os pares, os atendimentos e as supervisões.

Refletimos-se, também, sobre Freud ter apontado que a análise pessoal é fundamental para que o praticante da psicanálise possa lidar com os fenômenos da resistência e da transferência. Nesse caminho, entendeu-se o apontamento do tripé psicanalítico, de que a formação é feita envolvendo a análise pessoal, os estudos e os atendimentos/supervisões, tripé que foi proposto não por Freud mas pela Clínica de Berlim para formalizar a formação do psicanalista.

Dois artigo preciosos que podem clarear esse assunto são “Freud: formação do analista e transmissão da Psicanálise – evolução histórica” e “Transmissão e Formação: apontamentos sobre o tripé psicanalítico”. Boa leitura!

Novos encontros virão! Agradecemos a todas e todos que participaram conosco!

Deixe seu comentário

comentários

Deixe um comentário