Clicky

No dia 10/11/18, de 08h às 18h, realizamos o curso “Psicanálise e Ciência ou…”, com o intuito de refletir sobre essa relação delicada mas importante entre as duas áreas. Abaixo inserimos as informações do curso, com a apresentação e as reflexões iniciais.

Flávio Mendes,
Psicólogo psicanalista em Vitória/ES.

Apresentação

Ao longo desse ano fiz um percurso chamado “A Clínica, A Psicanálise: Antes, Ontem, Hoje” que me permitiu refletir sobre a Clínica, de modo geral, e sobre a Psicanálise como uma das propostas de leitura e intervenção para essa interação entre duas pessoas. O percurso me fez alcançar uma questão que considero importante e que até então não havia trabalhado diretamente, a saber, os dilemas na relação entre Psicanálise e Ciência.

Posso dizer que a questão da cientificidade é um tema que roda minhas reflexões há bastante tempo, começando com a Psicologia e passando pelas teorias com as quais me identifiquei. Consequentemente, por ter me inserido no campo da Psicanálise e me aventurado a refletir sobre seu campo, sua teoria e prática, essa questão passou a ser um elemento de meu cotidiano de trabalho. Entretanto, eu não havia me encontrado em bom momento para trabalhá-la, e é isso o que pretendo fazer neste curso.

O título “Psicanálise e Ciência ou…” é uma provocação e uma convocação para refletir sobre essa relação. O que se trata não é de psicanalisar a Ciência ou cientificar a Psicanálise, mas refletir sobre a questão. Um bom mote para isso é considerar que a Clínica, seja qual for, se fundamenta numa relação, e toda relação é, necessariamente, uma relação de poder e envolve um conjunto de aspectos éticos e estéticos.

Deixo então três apontamentos que gostaria de trabalhar: 1º) Que toda relação é uma relação de poder e a clínica não escapa disso; 2º) Que toda decisão implica uma ética independentemente de estarmos salvaguardados em determinado saber; 3º) Que todo trabalho clínico é singular e artesanal, dependente do vínculo estabelecido, o que implica em considerar o artificio que cada um constrói, ou seja, seu estilo, sua arte.

O curso está aberto a quem tiver interesse no tema, seja por gostar de Psicanálise, por ter tem dúvidas a seu respeito, por querer conhecer melhor a relação entre ela e a ciência, por estar na clínica e pensar os pontos apresentados, dentre tantos outros.

Apreciação do Problema

Todo esse problema para mim começou com a busca da cientificidade no contexto da formação em psicologia. No começo de minha formação eu já buscava entender cientificamente os conteúdos que estudava, construía projetos para tentar avaliar cientificamente os conhecimentos.

Se pensarmos bem, a questão da cientificidade é a segunda etapa de um outro processo que merece ser considerado, que é a construção do conhecimento, do saber. É após construir um conhecimento que se pode, num segundo momento, pensar na validade desse conhecimento, portanto, o problema da ciência é, antes de tudo, a busca da verdade do conhecimento, ou, mais especificamente, o ajustamento do conhecimento com os fatos e as leis.

A questão do conhecimento, de sua produção, entretanto, não começa nem é patrimônio da ciência, mas da humanidade como um todo. Nós produzimos conhecimentos sobre o mundo, e não há um, mas vários campos que se perguntam sobre isso.

Estamos todos envolta com o conhecimento, cada campo constrói suas formas de entender os fenômenos, e é a partir disso que um campo se propôs uma maneira de não somente produzir conhecimento, mas de buscar prová-lo como verdadeiro ou ao menos aceitável.

Foi nessa posição que me assentei por bastante tempo, buscando tentar validar os conhecimentos que eu conhecia, até chegar no impasse da Psicanálise com a Ciência, que acredito que agora pode servir para realizar uma reflexão contundente sobre os dois campos assim como com nossa relação com o trabalho e com o mundo em que vivemos.

Disponibilizamos o material do curso “Psicanálise e Ciência ou…”, para estudo da complexidade de elementos presentes nessa relação tênue. O material só funciona em Modo de Apresentação no PC devido às animações. Baixe na versão PowerPoint 97-2003 em goo.gl/XLpxnp e na 2016 em goo.gl/eqpwhD.

Deixe seu comentário

comentários

Deixe um comentário